Citopatologia é o estudo das células e suas alterações morfológicas.O exame citopatológico, inclusive o chamado “preventivo ginecológico”, envolve uma avaliação morfológica celular determinante para a detecção de uma malignidade.
O exame de colpocitologia oncótica ou preventivo do câncer do colo do útero é um dos exames citopatologicos mais realizados mundialmente, sendo também chamado de “Exame de Papanicolaou”, por conta da técnica de coloração utilizada para analisar as células ter sido criada por um médico de origem grega chamado George Papanicolaou.
A Citopatologiaé pois,uma área de atuação da Patologia, que estuda e pode diagnosticar doenças a partir de observação ao microscópio de amostras obtidas por esfregaços, aspirações, raspados, centrifugação de líquidos e outros métodos. Sendo assim, exige-se conhecimentos em áreas afins como clínica, cirurgia, oncologia, patologia, imunologia, hematologia, fisiologia, bioquímica, biologia molecular, farmacologia, microbiologia, etc. presuntivo). É um método rápido, de baixo custo operacional e, se realizado com técnicas adequadas e por profissional devidamente treinado, é de grande confiabilidade.
O exame de colpocitologia oncótica estuda as células da cérvix uterina, compreendendo amostragens dos epitélios escamoso e glandular para detecção das lesões neoplásicas invasivas ou pré-invasivas. Porém, o exame de colpocitologia detecta também lesões inflamatórias e agentes infecciosos como fungos (candidaalbicans), vaginose bacteriana (Gardnerella), protozoários (Trichomonasvaginalis) e efeito citopático viral (Herpes genital e HPV).